A Receita Federal emitiu recentemente um comunicado para alertar os brasileiros sobre o aumento de fraudes que utilizam o nome do órgão em combinação com o sistema de transferências instantâneas via Pix.
Um dos principais golpes identificados envolve mensagens falsas que informam a suposta existência de uma taxa sobre transações Pix acima de um determinado valor. De acordo com os golpistas, caso o pagamento não seja efetuado, o CPF poderá ser bloqueado.
Os golpistas têm se aproveitado da desinformação de muitos usuários para aplicar golpes, simulando cobranças inexistentes e utilizando elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal para dar credibilidade às mensagens fraudulentas.
Em nota, a Receita Federal esclarece que não há qualquer base legal para tais cobranças, uma vez que a legislação brasileira não prevê a tributação de transferências feitas via Pix.
Para evitar cair em golpes, especialistas recomendam algumas medidas preventivas, como: Verifique a autenticidade das informações; Utilize canais oficiais; Desconfie de mensagens suspeitas; Conscientizar amigos e familiares sobre esses golpes.
O que muita gente não sabe é que esse aparelho, considerado por muitos como obsoleto, pode se transformar em uma ferramenta poderosa para reforçar a proteção pessoal e financeira. Entenda mais na matéria do E-Investidor.