Saiba como conseguir uma renda em dólar com o TikTok

Já imaginou fazer uma renda extra com o aplicativo? Veja as ferramentas disponíveis na rede social que remuneram diversos criadores

Atualmente, o TikTok possui três principais programas de monetização disponíveis no Brasil, que remuneram os criadores maiores de 18 anos em dólar.

O primeiro, lançado em setembro de 2021, é o “Creator Marketplace”, em que o criador é remunerado por colaborar com marcas em campanhas de publicidade.

Há também o famoso “Programa Criativo TikTok Beta”, que paga cerca de US$ 0,15 a cada 1 mil visualizações “qualificadas”, quando o usuário assiste por cinco segundos ou mais.

Outra modalidade é o “TikTok Series”, que permite a criação de conteúdos “premium”, cujo acesso é pago e o “TikTok Live Studio”, geralmente utilizado por streamers.

Em todos os programas é necessário ter um número de seguidores e visualizações no perfil para participar. Para o TikTok Live Studio, é necessário 1 mil seguidores.

No caso do Creator Marketplace, essa régua fica em 1 mil seguidores e ter publicado três vídeos ou mais nos últimos 30 dias, com pelo menos 1 mil visualizações nas peças em 30 dias.

No TikTok Beta, o número mínimo está estipulado em 10 mil seguidores e 100 mil visualizações nos últimos 30 dias.

Já no TikTok Series, a conta precisa ter mais de 30 dias, também no mínimo 10 mil seguidores, ter postado três vídeos públicos nos últimos 30 dias, com pelo menos 1 mil visualizações autênticas.

Como viralizar?

Além do número de seguidores e visualizações também é necessário criar conteúdo de qualidade para conseguir viralizar, mas por onde começar?

“O segredo está em postar conteúdos com regularidade. Só assim o criador conseguirá marcar presença e conquistar seguidores”, explica João Vitor, professor de marketing digital da ESPM do RJ.

É necessário muita dedicação, investimento em equipamentos, planejamento para produzir roteiros e estar sempre atento às tendências, para viver de criação de conteúdo.

Além da criatividade e da frequência, os conteúdos de nicho costumam ir bem no TikTok. Isso significa que o criador precisa se especializar em um assunto.

A jornalista Bruna Canellas focou em produzir vídeos sobre histórias, na modalidade de #POV - Point of View. “Você precisa decidir sobre o que quer falar. Falar sobre tudo não adianta”, afirma.