Renegociação de dívidas: confira 4 dicas para limpar seu nome

Não é bom negócio ficar com o nome sujo na praça. Além de fama de mal pagador, o endividado pode ter CPF negativado para empréstimos e sofrer restrições de crédito.

É isso mesmo: ter o nome no cadastro de inadimplentes significa acesso limitado ao financiamento da casa própria, crediário no varejo, alugar imóvel, perder a CNH e o passaporte.

Para livrar das dívidas e limpar seu nome, confira algumas dicas.

Renegocie sua dívida

Para o banco ou financeira sempre vale a pena tentar receber parte da dívida. Entrando em contato com a instituição talvez seja possível diminuir o principal ou parcelá-la.

Desenrola Brasil

Fique de olho nas iniciativas do governo federal em parceria com grandes bancos e empresas de serviços de celular, energia e água. As condições podem ser bem vantajosas.

Reavalie suas despesas

O dinheiro só começa a sobrar no final do mês se aumentar a renda ou diminuir os gastos. Use então uma planilha e corte supérfluos e despesas adiáveis.

Planilha de gastos

Cumpra metas

Faça com que as parcelas da renegociação e as despesas caibam em seu orçamento mensal. Caso contrário, você cairá novamente em dívidas e os credores podem não ser tão flexíveis em uma próxima vez.