Renegocie suas dívidas: bancos oferecem parcelamento e descontos por tempo limitado

Por Eduardo Marubayashi

Uma iniciativa liderada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está oferecendo aos brasileiros condições atraentes para renegociar dívidas do cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado.

Com a participação de Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor e Procons estaduais, bancos e outras instituições financeiras realizam um mutirão nacional para os endividados equilibrarem suas finanças.

Iniciada agora em novembro, a ação oferecerá parcelamentos, descontos e juros reduzidos para aqueles que estejam atrasados e não possuam bens dados em garantia (como imóveis e veículos), nem dívidas prescritas.

Como funciona

Primeiro, levante todas suas dívidas pelo serviço Registrato do BC para descobrir se você está inadimplente ou mesmo superendividado.

Em seguida, o correntista pode entrar em contato com os bancos participantes (que incluem BB, Bradesco, C6, Itaú, Santander e Sicredi, entre outros) ou iniciar o processo através do portal do Consumidor do governo.

Cada instituição oferecerá condições próprias. Mas, corra! O prazo para renegociar suas dívidas pelo Mutirão termina em 30 de novembro.