A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com mais de 70 anos passou a ser mais frequente após as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2021.
A legislação atual exige que condutores acima dos 70 anos renovem a CNH a cada três anos, ao contrário de motoristas mais jovens, que possuem prazos maiores.
Dentre os procedimentos exigidos para a renovação, estão as avaliações médicas, especialmente oftalmológicas, que visam garantir que o condutor ainda possui condições de dirigir com segurança.
O custo para renovar a CNH varia de acordo com o estado, pois cada Detran estabelece suas próprias taxas. Além da taxa de renovação cobrada pelo órgão de trânsito, os condutores precisam pagar pelos exames médicos obrigatórios.
Em tese o valor da renovação é o mesmo para todas as idades, no entanto, o encurtamento no período de validade do documento acarreta em um aumento no número de taxas a serem pagas, fazendo com que a renovação fique mais cara para idosos.
O procedimento inclui: Acesso ao portal do Detran para iniciar o pedido; Agendamento dos exames médicos exigidos; Pagamento das taxas referentes ao serviço; Comparecimento ao posto do Detran na data marcada para validação dos documentos.