Uma das vantagens de declarar o Imposto de Renda é a possibilidade de ter uma parte do dinheiro de volta, a chamada restituição.
A restituição ocorre em casos em que o valor recolhido tenha sido maior do que o necessário ou quando o contribuinte informa despesas que justifiquem a devolução. O valor restituído varia conforme cada contribuinte.
A restituição acontece ao longo do ano através de lotes. A primeira leva é destinada a grupos prioritários. Idosos com 80 anos ou mais são os primeiros a receber.
Logo em seguida, temos os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou com moléstia grave. O terceiro grupo são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Mas, além desses, outro grupo prioritário foi acrescentado: aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via pix.
O critério de desempate entre os grupos prioritários é a data e hora de entrega. Quem entregar a declaração primeiro, recebe primeiro. Por isso a recomendação é você preencher sua declaração assim que o período for aberto e não deixar para última hora.
Contribuintes que não fazem parte da lista também podem receber a restituição no primeiro lote, mas só se entregarem a declaração com antecedência.