A declaração do Imposto de Renda (IR) de 2025 precisa ser enviada até 30 de maio. Precisam declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00, além de quem se enquadra nos novos critérios estabelecidos neste ano.
A restituição do IR – o dinheiro que a Receita "devolve" ao contribuinte que pagou mais imposto do que precisava – começa após o prazo de entrega das declarações. Este ano, o pagamento acontece em 5 lotes.
Os primeiros a receber são os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aqueles que possuem doenças graves. Na sequência, têm prioridade os contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Quem usar a declaração pré-preenchida e optar por receber a restituição via Pix também ganha prioridade na restituição. Logo após, são contemplados quem fez a declaração pré-preenchida ou escolheu o Pix, utilizando somente um dos recursos.
Para isso, o contribuinte precisa selecionar a opção "Recebimento via Pix" durante o preenchimento da declaração do IR 2025, na seção destinada ao pagamento da restituição.