A restituição é concedida aos declarantes que pagaram mais impostos do que o necessário à Receita Federal. Se há valores a restituir, o contribuinte tem direito à devolução da quantia excedente.
Pessoas 80+; contribuintes 60+; pessoas com deficiência ou doença grave; professores; quem usou a declaração pré-preenchida e indicou chave Pix para pagamento recebem primeiro. Os demais contribuintes passam a receber conforme a ordem de entrega da declaração.
A consulta do 4º lote da restituição do Imposto de Renda (IR) já está liberada desde as 10h desta sexta-feira (22), e o pagamento acontecerá no dia 29 de agosto.
Para verificar a data, lote e valor da restituição, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda”, selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
A restituição será creditada em uma conta bancária (corrente, poupança ou pagamento) que esteja vinculada ao CPF do titular do IR – e escolhida previamente por ele na entrega da declaração. Na escolha de receber via Pix, a chave utilizada deve também ser o CPF.
O pagamento feito na semana que vem é o penúltimo do calendário. Sendo assim, quem não recebeu nos quatro lotes anteriores recebe no 5º pagamento, em 30 de setembro.