O caos se instalou nos mercados globais desde que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou as novas tarifas de importação para todos os países.
Índices e Bolsa de Valores globais despencaram desde então, enquanto o dólar disparou 3,38%, cotado a R$ 5,82, sinal de investidores buscando proteção diante das incertezas.
A China, em sinal de retaliação aos EUA, anunciou taxas de 24% sobre bens importados americanos, em resposta às alíquotas de 34% para importações chinesas, somadas a outras tarifas anteriores de 20%.
A situação pode piorar mais ainda, caso outros países retaliarem as tarifas americanas, como por exemplo, a União Europeia, que foi taxada por Trump em 20%.
Analistas apontam que, caso este movimento aconteça, um caos global se instalaria e é provável que investidores migrem para investimentos de menor risco como ouro e títulos públicos do governo americano.
Neste cenário pessimista, o real sofreria uma forte queda frente ao dólar, pressionando os juros e a inflação brasileira.