Phishing: Na prática, o golpe consiste na criação de lojas falsas. As vítimas, induzidas ao erro, pagam por produtos que jamais receberão. Para evitar cair, nunca confie em links ou anexos recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagem e verifique sempre a veracidade do site antes de comprar.
Golpe do IPVA: Outro golpe clássico, mas mais comum no início do ano, é o envio de boletos falsos por parte dos golpistas, que fingem se tratar do pagamento do IPVA. O primeiro passo para não perder dinheiro é verificar a origem deles.
Falsa segunda tentativa de pagamento: Mais comuns em grandes eventos como festas ou blocos de Carnaval, nesta modalidade de golpe o criminoso pode fingir que a transação foi interrompida e solicitar uma segunda operação na maquininha. Por isso, esteja sempre atento na hora de realizar o pagamento.
Aproximação do cartão Outro golpe muito comum e que pode passar facilmente despercebido é o da aproximação de maquininhas a cartões expostos no bolso ou na bolsa. Neste caso, é recomendável desabilitar a função de pagamento por aproximação e guardar o cartão com maior segurança.
Golpe da Declaração do IR Outra tentativa de golpe, que vem sendo muito aplicada neste período de Declaração do Imposto de Renda 2024, é a partir da criação de sites ou aplicativos falsos, que induzem as vítimas a acessá-los ou baixá-los para coletar suas informações. Para evitar ser vítima deste tipo de fraude, a recomendação é que se utilize apenas a página oficial.