Para os trabalhadores que fazem aniversário em fevereiro, já está disponível a opção de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O saque-aniversário do FGTS permite que os trabalhadores retirem anualmente uma parte do saldo de suas contas vinculadas, no mês do seu aniversário. Essa opção é uma alternativa ao saque-rescisão, que é liberado em casos de demissão sem justa causa.
Esse modelo de saque permite que os beneficiários retirem uma parte do saldo de suas contas ativas e inativas anualmente, no mês de seu aniversário, como uma alternativa ao saque-rescisão tradicional, que é feito em casos de demissão sem justa causa.
O calendário de pagamentos do saque-aniversário segue um cronograma definido pela Caixa Econômica Federal, que considera o mês de aniversário do trabalhador.
Para saber o valor do benefício, é necessário verificar qual alíquota, que varia de 5% a 50%, é aplicada sobre o saldo do FGTS e, em seguida, adicionar uma parcela extra ao valor.
Para sacar o saldo disponível na conta do FGTS na modalidade saque-aniversário, o usuário pode usar o aplicativo FGTS para celulares, acessível tanto em Android quanto em iOS.
Selecione a opção ‘Meus Saques’ e vá em ‘Saque-Aniversário’; Para confirmar, selecione ‘Optar pelo saque-aniversário’; Consulte os valores liberados e solicite o saque; O valor é disponibilizado em até cinco dias úteis.