Comprar uma moto é o sonho de muitos e como alternativa para aqueles que não conseguem pagar pelo veículo à vista, o financiamento é uma possibilidade. No entanto, é preciso ter um bom score de crédito, importante na análise das instituições financeiras.
É uma avaliação numérica baseada no histórico financeiro e pagamento de dívidas do consumidor. Ele varia de 0 a 1000 e ajuda as empresas a avaliar o risco de inadimplência ao conceder crédito. Quanto maior sua pontuação, mais chance de ter financiamento.
Não existe um valor exato para a aprovação do financiamento, mas um score entre 600 e 700 é considerado ideal para financiar uma moto. No entanto, cada instituição financeira tem critérios próprios além desse, como renda mensal.
O financiamento de moto é um contrato entre o cliente e a instituição financeira, onde o valor da moto é pago pelo banco ao vendedor e parcelado em prestações mensais, com juros. O cliente fica responsável por pagar as parcelas.
Se seu score está baixo, algumas dicas incluem pagar sempre as dívidas em dia, quitar aquelas que estão pendentes e atualizar seus dados cadastrais na instituição financeira a qual faz parte. Essas práticas melhoram seu score.