Sem ar-condicionado? Veja 5 soluções simples para aliviar o calor sem aumentar a conta de luz

Conta de luz

Com as temperaturas em constante subida e as ondas de calor cada vez mais frequentes, sobreviver ao verão na cidade sem aumentar a conta de luz com um ar-condicionado pode parecer um verdadeiro desafio.

Sem ar-condicionado

Contudo, algumas soluções simples e hábitos inteligentes podem transformar sua casa em um verdadeiro oásis de frescor. Confira abaixo cinco dicas divulgadas pelo portal TN para lidar com o calor extremo:

Matéria completa

1. Ventilação cruzada

Aproveite a ventilação natural criando correntes de ar cruzadas. Abra as janelas em extremidades opostas do ambiente para favorecer a circulação do ar, especialmente no início da manhã ou à noite, quando as temperaturas são mais amenas. Para melhorar, utilize ventiladores para direcionar o ar aos espaços onde passa mais tempo.

2. Escolha tecidos leves

O calor não afeta apenas o ar, mas também a sensação térmica dentro de casa. Substitua cortinas grossas por opções claras e leves, como linho ou algodão, que refletem melhor a luz e o calor. Lençóis e travesseiros com tecidos frescos também ajudam a melhorar a qualidade do descanso durante as noites mais quentes.

3. Hidratação constante

Manter-se hidratado é essencial para o corpo enfrentar o calor. Consuma água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede, e inclua alimentos ricos em água, como melancia, pepino e melão. Evite bebidas com cafeína ou álcool, que contribuem para a desidratação.

4. Refresque o corpo e os espaços

Uma solução caseira simples para resfriar o ambiente é colocar um recipiente com gelo na frente de um ventilador. Essa técnica gera uma corrente de ar fresco que ajuda a aliviar a sensação térmica. Além disso, resfrie a sua temperatura corporal aplicando água fria em pontos-chave, como pulsos, pescoço e testa.

5. Reduza o uso de eletrodomésticos

Eletrodomésticos, mesmo os pequenos, geram calor adicional. Reduza o uso daqueles que não são essenciais durante os dias mais quentes. Quando possível, procure espaços frescos fora de casa, como bibliotecas, shoppings ou parques arborizados.

Matéria completa