Por ser a reta final do mês, a última semana costuma ser a mais estratégica — e vantajosa — para quem quer economizar.
Pressão para bater metas, campanhas promocionais pontuais e até liquidações inesperadas fazem com que vendedores e empresas estejam mais dispostos a negociar preços e conceder descontos generosos.
Em muitos estabelecimentos, principalmente os de varejo e serviços, os últimos dias do mês representam a chance final para fechar o caixa com bons números. É quando gerentes cobram desempenho das equipes e metas precisam ser alcançadas.
Nesse cenário, a margem para negociação aumenta e o consumidor pode se beneficiar. É uma época em que o próprio vendedor pode se antecipar oferecendo um preço menor, mesmo antes do cliente pedir. Já que sabem que precisam fechar negócio.
Outro fator que colabora para os preços mais baixos é a estratégia adotada por algumas empresas de concentrar ações promocionais justamente nesse período. Além disso, o fim do mês é também uma oportunidade para os lojistas esvaziarem o estoque e abrirem espaço para novos produtos.
Para quem está planejando alguma compra, seja de produto ou serviço, este pode ser o melhor momento do mês para agir. Negociar pode render uma boa economia — e garantir que tanto o consumidor quanto o vendedor fechem o mês com saldo positivo.