Uma série de aumentos nos preços dos serviços essenciais deve ocorrer nos próximos meses, devido a algumas decisões governamentais
As tarifas de água e esgoto vão aumentar 6,44%, de acordo com a Sabesp. Estes ajustes entrarão em vigor a partir de 10 de maio. Na cidade de São Paulo, a tarifa básica, atualmente em R$ 71,7, será elevada para R$ 76,68.
O aumento dos valores ocorre em meio a um processo de privatização, que teve início em dezembro de 2023, com a sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A conta de luz também vai subir, um aumento de valor no longo prazo deve ocorrer por conta de uma medida provisória, para promover energia verde e reduzir as tarifas. Embora a expectativa seja de um alívio momentâneo entre 3,5% e 5% no curto prazo, especialistas afirmam que deve haver encarecimento para compensar os subsídios concedidos.
Soma-se isso ao aumento de preços de alimentos em bebidas em janeiro e fevereiro em 2,34%, como apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e surge uma maior necessidade de se planejar financeiramente.