Os horários de pico de energia, entre 20h e 23h, possuem tarifas de energia mais altas. Para economizar, prefira tomar banho antes das 19h ou após as 22h. Se a sua rotina for flexível, horários como 19h às 20h e 23h à meia-noite possuem tarifas intermediárias.
Banhos mais curtos não apenas reduzem o consumo de energia, mas também o de água. Cada minuto a menos no chuveiro faz diferença na conta do fim do mês. O tempo ideal de banho é de 10 minutos.
Se você mantiver o chuveiro desligado durante o ensaboamento, o consumo pode cair de uma média de 180 litros para apenas 48 litros de água por banho.
Nas épocas mais quentes, opte pela posição “morno” ou “verão”. Essa simples mudança pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 30%.
Se possível, utilize a água que escorre do chuveiro enquanto esquenta para outras atividades, como regar plantas ou lavar áreas externas.
Certifique-se de que o chuveiro elétrico está funcionando corretamente e livre de vazamentos. Um aparelho em boas condições consome menos energia e menos água.