Existem diversos índices de mercado espalhados pelo mundo e que oscilam todos os dias. No Brasil, por exemplo, o mais conhecido é o Ibovespa, da B3. Já nos Estados Unidos, dentre os principais está o S&P.
O S&P 500 acompanha grandes empresas nos EUA e o seu diferencial está justamente na quantidade de companhias monitoradas, que são 500. Assim, ele oferece um escopo maior do mercado norte-americano aos investidores.
O S&P 500 leva em conta o valor de mercado das empresas. Isso significa que companhias com maior capitalização têm mais peso dentro do índice, influenciando mais o seu resultado final.
Monitorar os índices é fundamental no mercado financeiro, pois eles mostram a performance de um conjunto de ativos, como a cotação da ação de uma empresa, de um título e até mesmo o valor de um metal precioso, como o ouro.
Os índices podem ter diferentes metodologias e abranger diferentes setores ou mercados. Por isso, é importante entender as diferenças entre eles no momento de buscar determinadas informações.
Além do S&P, outros dois índices dos Estados Unidos são importantes. São eles: o Dow Jones e o Nasdaq.