Super Mario: como personagem virou máquina de dinheiro para a Nintendo

Novo filme e parques temáticos na Universal rendem bilhões

Super Mario é uma das mais valiosas franquias da indústria dos video-games com filmes, jogos, parques de diversão e merchandising para a Nintendo.

Ele foi criado em 1981 como ‘jumpman’ por Shigeru Miyamoto, como coadjuvante do jogo Donkey Kong da Nintendo.

Surgem os Mario Brothers: em 1983, em um novo jogo, o personagem viraria um encanador italiano batizado de Mario junto com seu irmão Luigi.

Nos anos seguintes ele ganha novas versões de jogos como Mario Kart e Super Mario Bros. (ganhando a companhia da Princesa Peach, Yoshi, Toad, os Koopas e Bowser).

Estes games e outros como Mario Party e Mario Tennis se tornaram a âncora de cada nova geração de consoles da Nintendo como Wii, NES, 64, DS, Famicon, Game Boy, Game & Watch e Switch.

A franquia Mario se tornou muito lucrativa para a Nintendo já que o desenvolvimento dos jogos é interno e relativamente independente de outros desenvolvedores (caso de Playstation e XBox).

Além dos jogos, outras fontes de receita da franquia são merchandising e licenciamentos de brinquedos, doces, campanhas promocionais e roupas, entre outros. Mas não para por aí.

Parques temáticos Super Nintendo World nas Universal Studios no Japão, Hollywood, Cingapura e Orlando estão sendo abertos com atrações tendo Mario como principal protagonista.

O filme Super Mario Bros, com vozes de Chris Pratt (Jurassic World) e Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), estreou este mês nos cinemas.

Dos cartuchos aos DVDs e serviços online, Mario gera uma fortuna para a Nintendo. As ações da companhia sediada em Kyoto são negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio.