Suzano (SUZB3): onde fica a maior fábrica de celulose do mundo?

Brasil é o maior produtor mundial da commodity

Em um mundo cada vez mais digital, o papel ainda é essencial para caixas, pacotes e embalagens, com um faturamento global que excede os US$ 350 bilhões anuais.

Entre os maiores players mundiais da indústria de papel e celulose estão Stora Enso, Nippon Paper, International Paper e WestRock

Especificamente no setor de celulose, a principal matéria-prima para manufatura do papel, o Brasil recentemente ultrapassou o Canadá, transformando-se no maior produtor mundial da commodity.

Para atender uma demanda que vem principalmente de China, EUA e Europa, companhias como Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Arauco têm feito grandes investimentos.

Um deles é a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em Ribas de Rio Pardo (MS), a leste da capital Campo Grande. O investimento do Projeto Cerrado é de R$ 15 bilhões.

O município fica estrategicamente localizado junto à Malha Oeste, canal ferroviário que liga o Centro-Oeste a São Paulo e ao Porto de Santos.

A nova unidade da Suzano está prevista para entrar em operação em junho de 2024, produzindo 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.