Tarifa Branca: como aderir a modalidade que pode cortar seus gastos com energia pela metade?

O que é a Tarifa Branca?

A Tarifa Branca é um modelo tarifário criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), onde o custo da energia pode ser mais baixo durante o período "fora de ponta".

Como funciona?

Durante os horários de menor demanda, das 21h30 às 16h30 do dia seguinte, a tarifa sofre redução. Aqueles que concentram o consumo de energia nesse intervalo de tempo podem aproveitar os benefícios ao aderir à Tarifa Branca.

Quem pode solicitar?

Desde 2020, não há um consumo mínimo exigido para optar por essa modalidade. Contudo, clientes da Tarifa Baixa Renda, beneficiários de descontos ou que utilizam iluminação pública não podem aderir à Tarifa Branca.

Como solicitar?

A adesão à Tarifa Branca deve ser feita pelo titular da conta, seja em uma loja da Aneel ou por meio do call center, mediante assinatura do termo de compromisso. Após a solicitação, o novo medidor será instalado em até 30 dias.

É possível cancelar?

Sim, o cliente pode solicitar o retorno à tarifa convencional a qualquer momento. Essa mudança será realizada em até 30 dias, sem a necessidade de substituir o medidor. Porém, após o cancelamento, uma nova adesão à Tarifa Branca só poderá ocorrer depois de 180 dias.

A Tarifa Branca é vantajosa?

Avaliando os horários de maior consumo de energia em sua residência, é possível identificar se a Tarifa Branca é vantajosa. Isso ocorre porque, na modalidade, os horários de ponta e intermediário têm preços mais altos do que na tarifa convencional.