É um modelo tarifário criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em que o preço da conta de luz pode ser mais barato durante o horário "fora de ponta".
Em horários de menor demanda, das 21h30 às 16h30 do dia seguinte, a tarifa é reduzida. Clientes que concentram o uso de energia nessa faixa serão beneficiados com a adesão à Tarifa Branca.
Desde 2020, não há consumo mínimo para aderir à modalidade, mas clientes da Tarifa Baixa Renda, beneficiários de descontos e iluminação pública não podem optar por ela.
A adesão à Tarifa Branca deve ser solicitada pelo titular da residência em uma loja da Aneel ou pelo call center, com a assinatura do termo de compromisso. Após a adesão, um novo medidor será instalado em até 30 dias.
O cliente pode solicitar a qualquer momento o retorno à tarifa convencional, que será realizado em até 30 dias sem necessidade de trocar o medidor. Após o cancelamento, uma nova adesão à Tarifa Branca só poderá ser feita após 180 dias.
Identifique se o período em que há maior gasto de energia na sua casa é durante o horário fora de ponta. Isso porque, na Tarifa Branca, os horários de ponta e intermediário têm valores mais altos do que a tarifa convencional