O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, dia 2, o seu pacote tarifário, batizado de “Dia da Libertação”, mas o que isso significa?
Desde a sua campanha presidencial, Trump reforça uma política protecionista, isto é, uma estratégia econômica que busca fortalecer os produtores nacionais da concorrência estrangeira.
O Brasil ganhou uma tarifa mínima de 10% para as importações brasileiras, já outros países receberam as chamadas tarifas recíprocas, ou seja, equivalentes à metade da média que cada nação cobra sobre produtos americanos.
A União Europeia foi taxada em 20%, enquanto a China recebeu 34%, lembrando que este valor será somado a outra taxa de 20%, já estipulada anteriormente.
A dúvida é se essas novas tarifas vão se somar a outras já em vigor, como a de 25% sobre o aço e o alumínio. Ainda houve outra taxação de 25% em todos os carros produzidos fora dos Estados Unidos.
Segundo especialistas, no curto prazo o volume de exportações dos produtos brasileiros para os EUA pode ser afetado, resultando em um menor fluxo de dólar, o que pode desvalorizar a moeda americana frente ao real.