Nesta quarta-feira (02), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas de reciprocidade contra países que taxam produtos dos EUA. A medida, chamada por ele de “declaração de independência econômica”, acendeu alerta nos mercados.
Trump pretende taxar aplicar alíquotas “recíprocas”, ou seja, equivalentes à metade da média que cada nação cobra sobre produtos dos EUA.
Ao todo,o presidente americano taxou mais de 100 países. Em sua maioria, os países receberam tarifas de 10%, mas algumas taxações, consideradas altas, surpreenderam os especialistas, como o caso da União Europeia.
A União Europeia (UE) aplica uma taxação de 39% sobre a importação de produtos americanos. Donald Trump taxou o bloco econômico em 20%.
Após a divulgação dos números, as bolsas caíram e os juros recuaram no exterior, demonstrando que o anúncio foi mais agressivo do que o mercado esperava.
“A nosso ver, esse anúncio das tarifas de Trump marca o início de uma nova rodada de negociações, com possíveis concessões surgindo nas próximas semanas”, avalia Marcos Freitas, analista macroeconômico da AF Invest.