O que é um spread bancário? Como diferença entre Selic e juros nos EUA mexe com seus investimentos
A autoridade monetária dos EUA decidiu pela manutenção de sua atual faixa de juros básicos entre 5,25% e 5,50% na reunião de 20 de março, sem expectativa de novas alterações no curto prazo.
Nesta quarta-feira o Copom decidiu pela redução de 0,5 p.p da Selic para 10,75%, a sexta consecutiva. Com isso, a diferença entre as taxas dos EUA e Brasil fica em torno dos 5,9%, a menor diferença desde 2020.
No jargão econômico, o spread bancário ou de taxa de juros é a diferença entre o que uma instituição paga ao captar um certo capital e o quanto ele ganha ao emprestar (ou investir) esse dinheiro.
Essa disparidade de taxas proporciona um lucro e isso também ocorre entre captar dinheiro com juros mais baixos nos EUA e emprestá-lo mais caro aqui no Brasil.
Quanto maior a diferença entre as taxas, mais ganhos. Portanto, com a diminuição desse intervalo, teoricamente torna-se menos atrativo o prêmio ao risco de investir aqui usando o spread em, por exemplo, renda fixa.
No limite, esse estreitamento nos ganhos pode diminuir o fluxo de dólares para cá. Contudo, juros mais baixos também significam oportunidades no aquecimento do consumo, crédito e no financiamento imobiliário, por exemplo.