Conheça o Temu, o novo varejista concorrente de Shein e Shopee

App de e-commerce é mais baixado que Amazon e Walmart nos EUA

O mundo do varejo digital ganhou um novo player e ele quer roubar o posto de Shein e Shopee como queridinha dos consumidores.

O novo marketplace Temu fez barulho no último Super Bowl com seu comercial ‘Compre como um bilionário’. O segredo para o sucesso? Oferecer produtos de beleza, cosméticos, eletrônicos, roupas e acessórios a preços muito, muito acessíveis.

Os mais recentes levantamentos indicam que o Temu foi o app de e-commerce mais baixado dos EUA no último trimestre de 2022, superando os líderes do segmento, Amazon e Walmart.

O Temu pertence à PDD (BDR: P1DD34; Nasdaq: PDD), que operava apenas na China como Pinduoduo, concorrendo com a JD.com e Alibaba com agressivas campanhas de marketing, ofertas instantâneas e produtos exclusivos.

O plano inicial é começar a expansão global do Temu pelos EUA, seguindo posteriormente para o Canadá. Por enquanto não há informações de que a plataforma venha para o Brasil.

A estratégia inicial do Temu parece se concentrar em altos investimentos em logística e conquistar uma grande base de clientes baseada em preços agressivos (com até 90% de desconto), que concorrentes acusam estarem sendo comercializados abaixo do custo.

Outras críticas à PDD (e indiretamente ao spin-off Temu) são a privacidade de dados de clientes, e a comercialização de imitações, produtos falsificados e fornecedores suspeitos. A empresa diz que tem feito esforços para melhorar suas práticas comerciais e banir lojas com itens piratas.

A milionária campanha de branding do Temu vem apostando em extensiva exposição da marca em plataformas como Facebook, Instagram e TikTok, parcerias com influenciadores e, é claro, o comercial no Super Bowl.

Ao mesmo tempo que o varejo digital se intensifica como nunca com Shein, Alibaba e, acredita-se até com TikTok, nos EUA mais lojas físicas de Macy’s, Walmart, JCPenney, Walmart, GAP e até os celebrados Amazon Go estão sendo fechadas, seguindo planos desses varejistas.