Milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 podem estar entre os 10,5 milhões de cidadãos que têm direito a receber valores esquecidos no antigo Fundo PIS/Pasep.
Ao todo, segundo o governo federal, estão disponíveis cerca de R$ 26 bilhões em recursos que devem ser liberados a partir do dia 28 de março.
Para facilitar o acesso à informação e ao saque, o governo lançou a plataforma Repis Cidadão. O acesso é feito com a conta Gov.br, que deve estar nos níveis de segurança ouro ou prata.
A medida, anunciada pelo Ministério da Fazenda, busca devolver aos trabalhadores um dinheiro que pertence a eles, mas que, por diferentes motivos, nunca foi sacado. O valor médio estimado por beneficiário é de aproximadamente R$ 2,8 mil.
Acesse o site do Repis Cidadão; Informe o CPF e a senha do Gov.BR; Utilize o código de acesso gerado pelo aplicativo Gov.BR; Insira o NIS; Clique em “pesquisar” e, caso haja valores disponíveis, siga as instruções para efetuar o saque.
Aqueles que tiverem direito ao saque também poderão se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal munidos de um documento oficial com foto para realizar a retirada.