Trocar a rede elétrica de 110V para 220V reduz a conta de luz? Veja o que realmente muda

Rede elétrica

Muitas pessoas acreditam que residências conectadas a uma rede elétrica de 220V possuem um consumo energético menor em comparação com aquelas que operam em 127V (já que tensão de 110V não é mais usada no Brasil).

O que realmente influencia no consumo elétrico?

A quantidade de energia utilizada por um equipamento está diretamente ligada à sua potência e ao tempo em que permanece ligado. Ou seja, um mesmo eletrodoméstico consome a mesma quantidade de energia, independente da voltagem da tomada em que está conectado.

Qual as diferenças entre as voltagens?

Existem distinções entre as redes de 127V e 220V. Um dos pontos mais relevantes é a segurança: como a tensão da rede de 220V é praticamente o dobro, acidentes elétricos podem ser mais perigosos.

Matéria completa

Voltagem 220v

Um aspecto importante está na estrutura interna da instalação elétrica. Redes de 220V permitem o uso de fios mais finos, pois exigem menor corrente elétrica para operar aparelhos de alta potência. Isso torna o custo da instalação inicial um pouco menor.

Trocar a rede elétrica de 110V para 220V reduz a conta de luz?

A tensão elétrica da instalação não impacta a economia de energia, pois o que determina o consumo é a potência necessária para o funcionamento do aparelho. Assim, trocar de 127V para 220V não reduz o gasto de eletricidade.

Vale a pena trocar a rede elétrica?

Se a intenção é diminuir o valor da fatura de energia, a substituição da rede elétrica por outra de tensão diferente não é a solução. O custo da mudança, que inclui a troca completa da fiação, supera qualquer possível benefício econômico.

Matéria completa

Como reduzir a conta de luz?

A verdadeira redução de gastos na conta de luz vem do uso consciente dos aparelhos elétricos, evitando que equipamentos de alta potência permaneçam ligados por períodos prolongados.

Leia mais