Trump tem um plano ousado para o dólar; veja como isso mexeria com a economia global

Há décadas o dólar é o padrão monetário mundial, lugar que um dia já foi da libra britânica. Agora, Donald Trump quer mudar isso para supostamente melhorar a competitividade comercial dos EUA.

Domínio dos EUA

Depois da II Grande Guerra os EUA se tornou a grande potência econômica mundial, muito superior a URSS, Zona do Euro e Japão, com multinacionais do país se espalhando pelo globo.

A ascensão da China

Mas Trump, favorito às eleições presidenciais, acredita que a força do dólar tornou os produtos norte-americanos menos competitivos que os de países com moedas mais fracas, como o yuan da China.

Não estaria claro como o republicano desvalorizaria o câmbio, mas especula-se que seu governo poderia comprar ienes, yuans e outras divisas para valorizá-las ou simplesmente imprimir mais dólares.

Analistas se preocupam com essa questão, já que ela teria o potencial de dar mais pressão à inflação e aos juros locais, que continuam altos.

Estagflação

Uma das consequências dessa política temerária, combinada a tarifas protecionistas, seria a estagflação, a combinação da inflação com a estagnação econômica do país.

Leia mais