Tudo que você precisa saber sobre herança

Herança

A herança é um conceito jurídico que remete a um conjunto de bens, direitos e obrigações que uma pessoa falecida deixa para seus herdeiros. O que pode incluir bens móveis como dinheiro, ações, joias, obras de arte, investimentos e bens imóveis, etc.

Quando surge o direito?

Vale ressaltar que não existe herança de nenhuma pessoa viva. O direito à herança só surge após a morte do proprietário dos bens. Durante sua vida, a pessoa pode utilizar e dispor de seus bens conforme desejar, respeitando sempre os limites impostos pela lei.

Quem tem direito à herança?

No Brasil, a herança é considerada um direito constitucional, e não pode ser negada a ninguém, exceto em situações específicas previstas por lei. Existem dois principais grupos de sucessores que têm direito à herança: os herdeiros e os legatários, entenda mais:

Herdeiros:

Os herdeiros são formados pela sucessão legítima, a qual ocorre quando não há testamentos ou quando o testamento não abrange todos os bens ou herdeiros.

Legatários:

Já os sucessores legatários, são os mencionados especificamente em um testamento. Podendo ser amigos, vizinhos, instituições de caridade, entre outros.

O que diz a legislação?

Vale destacar que conforme a legislação brasileira, quem possui herdeiros necessários, como filhos ou cônjuge, não pode doar mais do que 50% do seu patrimônio.

Saiba mais