O número ideal de cartões de crédito que uma pessoa deve ter não é uma fórmula exata, mas pode ser descoberto com base em três perguntas simples, segundo especialistas do setor financeiro. Veja as perguntas:
A base de uma boa relação com cartões de crédito é a disciplina financeira. Se a sua resposta a perguntas for não, talvez seja melhor evitar o uso ou limitar-se a um único cartão. Mas se você consegue manter o controle, os cartões podem oferecer recompensas.
Manter diversos cartões exige atenção redobrada com datas de vencimento e controle de gastos. Além disso, mesmo os cartões menos utilizados devem ser verificados mensalmente para evitar golpes e cobranças indevidas.
Deixar um cartão parado pode levar ao cancelamento por inatividade e isso pode afetar negativamente seu score de crédito. Por isso, manter cartões antigos ativos, mesmo que com uso esporádico, pode ser benéfico.
No fim, não existe uma resposta única para a quantidade ideal de cartões de crédito. Se você é organizado, disciplinado e busca maximizar recompensas, mais cartões podem fazer sentido. Mas, para a maioria, menos é mais.
Com a crescente busca por alternativas de crédito acessíveis e de liberação imediata, o empréstimo via cartão de crédito tem ganhado espaço entre os brasileiros. Conheça mais sobre a modalidade na matéria do E-Investidor.