Quais são os usos possíveis do bitcoin no mundo real?
O bitcoin é uma moeda, certo? Mas com ela valendo hoje quase US$ 100 mil, o valor de uma pickup Tesla Cybertruck, quais seriam os seus possíveis usos no mundo real?
Em 2021 o presidente Nayib Bukele de El Salvador fez com que o país se tornasse o primeiro do mundo a adotar o bitcoin como moeda oficial. Nota: a pequena nação da América Central sequer tem moeda própria, usando também o dólar dos EUA.
De lá para cá, muitos países adotaram instâncias mais flexíveis para com as criptomoedas, indo da experimentação à tentativas de regulamentação do setor. Mas poucas rumaram para um uso prático do BTC.
Talvez o exemplo prático mais em voga seja para a compra e pagamento de outros criptoativos, como tokens e NFTs, neste caso, com considerável foça do Ethereum.
Com valores muito altos, mesmo quando fracionado em satoshis (equivalente a 1 parte de 100 milhões de BTC) e relativa falta de praticidade nas transações, certamente o bitcoin não será utilizado para comprar um cafezinho.
O BTC ou outras criptomoedas poderiam ser usados então para pagar grandes contratos (carros, automóveis, propriedades rurais) e royalties de streamers e produtores de conteúdo, mas há outras opções mais sofisticadas, que exigem menos vulnerabilidade.
Outras possibilidades incluem finanças descentralizadas para transações internacionais, moedas correntes em ambientes virtuais de games e metaverso e recompensa para usuários de novas plataformas e marketplaces.
O potencial de blockchains e criptoativos são tão grandes que os governos nacionais estão investindo e fazendo testes com stablecoins oficiais, a CBDCs, como o Drex, o Real digital brasileiro.