Com a chegada do fim do ano, a vontade de curtir as belas praias brasileiras aumenta. Mas, para muitos, a alta temporada e os preços exorbitantes no Ano Novo são um empecilho.
Planejar com inteligência e criatividade pode ser a chave para curtir o litoral sem comprometer suas finanças.
Nem sempre a opção mais próxima é a mais barata. Para quem mora em Curitiba, as praias do Paraná estão a menos de 100 quilômetros, mas os pedágios podem custar cerca de R$ 40 (ida e volta). Já uma viagem para SC pode ser mais vantajosa, com pedágios a partir de R$ 2,50.
O segredo é analisar todos os custos envolvidos, como transporte, combustível, pedágios e eventuais imprevistos. Isso pode fazer uma grande diferença no seu planejamento.
A alta temporada é conhecida por encarecer hospedagens no litoral. Mas locais como hostels e pensões costumam oferecer preços acessíveis durante esse período, pois muitos moradores viajam, deixando os estabelecimentos com baixa procura.
Para quem busca uma experiência única e econômica, acampar é uma boa alternativa. Muitos campings possuem uma cobrança mais barata por pessoa e oferecem uma infraestrutura básica.
Liste todos os itens que você precisará levar, como protetor solar, produtos de higiene e roupas adequadas. Além disso, verifique a voltagem dos campings ou hospedagens para evitar problemas com seus aparelhos eletrônicos.