Decidir encerrar o vínculo com uma empresa nem sempre é simples, e envolve mais do que apenas fatores emocionais. Para quem está cogitando pedir demissão, o momento certo de formalizar essa decisão pode fazer diferença no bolso — especialmente em abril de 2025.
Com um cenário profissional em constante transformação, cresce o número de brasileiros que deixam seus empregos para iniciar empreendimentos próprios ou em busca de colocação mais alinhada com seus objetivos.
Em janeiro deste ano, por exemplo, quase 38% das demissões no país partiram da iniciativa dos próprios trabalhadores, segundo dados oficiais, afirma o Estadão.
O período mais vantajoso para pedir desligamento ocorre na primeira segunda-feira após o 15º dia do mês. Essa estratégia permite que o profissional garanta o recebimento de verbas proporcionais.
Como o DSR — benefício assegurado ao colaborador que completa ao menos uma semana de trabalho — e o próprio 13º, que exige 15 dias trabalhados no mês para ser contabilizado.
No caso específico de abril de 2025, o dia mais indicado para formalizar a demissão será 22 de abril. Isso porque a segunda-feira subsequente ao dia 15 — que seria o dia 21 — coincide com o feriado nacional de Tiradentes.
Assim, quem fizer o pedido no dia seguinte, além de seguir a recomendação dos especialistas, também poderá contar com a remuneração referente ao dia de descanso oficial.