O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
Atualmente, no Brasil, estima-se que cerca de 25% da renda familiar é destinada ao pagamento dessa despesa. Sendo assim, economizar energia é uma preocupação crescente tanto para proteger o meio ambiente quanto para evitar contas de luz exorbitantes.
Se você está buscando formas de reduzir sua conta de luz, uma solução simples e eficaz é desligar determinados aparelhos eletrônicos antes de sair de casa. Já que muitos aparelhos eletrônicos possuem o chamado “consumo fantasma”, que ocorre quando eles continuam utilizando energia para manter funções secundárias.
Existem 9 aparelhos que podem ser desconectados da tomada para economizar ao não estar em casa ou sem uso. Confira:
Cafeteira; Micro-ondas; Televisão e sistema de som; Consoles de jogos (Playstation, Xbox…); Roteador de internet; Computadores; Carregadores de telefone; Cabos de extensão de energia; e Ar-condicionado.
O “consumo fantasma” pode representar até 10% do gasto mensal. Ao implementar essa mudança, você pode não apenas reduzir significativamente sua conta de luz, mas também contribuir para a preservação ambiental.
Confira abaixo 5 truques simples, que podem ser colocados em prática facilmente e vão te ajudar a reduzir os gastos sem abrir mão do conforto ou da qualidade de vida na matéria do E-Investidor.