O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
Segundo o portal BV, entre os vilões do consumo energético estão itens presentes no dia a dia, como o ar-condicionado, a geladeira, o chuveiro e, curiosamente, o videogame.
Sim, apesar de parecer inofensivo, o console pode se tornar um peso extra na fatura de energia quando utilizado sem planejamento.
Os videogames modernos, como o PlayStation 4 e o Xbox One, oferecem alta qualidade para os usuários, mas também exigem maior energia elétrica, quando comparados aos modelos antigos.
Segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), jogar por cerca de quatro horas por dia durante metade do mês pode resultar em um consumo médio de 1,44 kWh. Além disso, muitos usuários desconhecem que o modo de espera, o chamado stand-by.
Com uma pequena mudança de hábito, como tirar equipamentos que tem modo standy-by da tomada, após o uso, é possível diminuir esse desperdício.
Adotar pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no valor da conta no fim do mês. Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz.