O fascínio por colecionar objetos, sejam eles bonecos, veículos antigos ou estatuetas, é algo que atravessa gerações. Porém, quem pensa que esses itens sempre valorizam com o tempo pode acabar se decepcionando.
A realidade do mercado tem mostrado que alguns clássicos do mundo colecionável estão prestes a sofrer forte desvalorização. Confira algumas opções:
Os bonecos lançados pela Kenner nas décadas de 70 e 80 já foram relíquias disputadas por fãs da saga Star Wars. Hoje, porém, essa febre está diminuindo.
Apesar de serem considerados símbolos de status e paixão por muitos, os carros das décadas de 50 a 70 vêm enfrentando um cenário diferente do esperado. De acordo com o youtuber Brown Car Guy, alguns modelos estão se desvalorizando.
As delicadas estatuetas Hummel, populares entre os boomers e muito presentes em estantes e cristaleiras de décadas passadas, estão enfrentando um declínio expressivo no mercado.
Os colecionáveis da Franklin Mint, ou da Danbury Mint, como moedas, medalhas e placas com edição limitada pareciam uma oportunidade única. Mas, na prática, o retorno financeiro desses itens raramente se concretiza.