Falar sobre dinheiro ainda é um grande tabu em muitas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa recente da Ramsey Solutions, finanças estão entre os assuntos mais desconfortáveis para se discutir com familiares e amigos.
Muitos filhos só descobrem detalhes da situação financeira dos pais quando alguma emergência acontece e, nessa hora, pode ser tarde demais. Na realidade, poucos filhos sabem exatamente quanto os pais recebem, quanto têm guardado ou se enfrentam dívidas.
A falta de informação sobre como estão as finanças dos seus pais pode ser perigosa, especialmente quando não há um planejamento financeiro estruturado ou acompanhamento regular.
Confira 3 dicas para falar a respeito sem causar atrito: 1. Defina seus objetivos; 2. Escolha o momento certo; 3. Faça perguntas abertas: perguntas como “Você tem um plano de cuidados, caso precise?”.
Ao falar sobre finanças, se os seus pais ficarem na defensiva ou desconfortáveis, mostre respeito e preocupação, não insistência. Se possível, use exemplos reais de conhecidos que enfrentaram problemas por falta de planejamento.
As finanças estáveis exigem metas definidas, planejamento e reserva de emergência. Confira na matéria do E-Investidor, 4 perguntas simples para entender se suas finanças estão tão estáveis.