O bilionário Warren Buffett, de 94 anos, anunciou no último sábado (3) que vai se aposentar da liderança da Berkshire Hathaway até o fim de 2025.
O anúncio da aposentadoria foi feito durante a tradicional reunião anual de acionistas da empresa, realizada em Omaha, Nebraska, e marca o encerramento de uma das trajetórias mais icônicas do capitalismo contemporâneo.
Buffett, que ocupa a quinta posição entre os homens mais ricos do planeta, revelou que seu sucessor será Gregory Abel, atual vice-presidente responsável pelos negócios fora do setor de seguros do grupo.
Abel passará a ter controle sobre as principais decisões operacionais e de investimento da Berkshire, conglomerado que administra empresas como a seguradora Geico, a ferrovia BNSF e a rede de lanchonetes Dairy Queen.
Apesar da aposentadoria do cargo executivo, Buffett continuará atuando como presidente do conselho de administração da Berkshire. A transição prevê ainda que, após sua morte, essa função será delegada ao filho mais velho, Howard Buffett.
Conforme a Forbes, o anúncio pegou muitos de surpresa, inclusive o próprio Greg Abel, que se mostrou emocionado ao ser citado por Buffett como o novo líder. A plateia, composta por milhares de acionistas, respondeu com uma longa ovação de pé.