Warren Buffett: Berkshire Hathaway está investindo em trading companies japonesas

A Berkshire Hathaway (BDR: BERK34) de Warren Buffett está investindo em 5 companhias de trading japonesas: Marubeni, Itochu, Mitsubish, Mitsui e Sumitomo

Coincidência ou não, o índice Nikkei da Bolsa da Tóquio bateu em seus melhores resultados em 33 anos.

As companhias de trading (sogo shosha) funcionam praticamente como fundos de investimento, com um amplo portfólio de participações acionárias, subsidiárias integrais e financiamentos de projetos.

Ou seja, de produtos frugais como lápis e papel higiênico a navios petroleiros e componentes de satélites de telecomunicação, essas companhias possuem tentáculos corporativos pelo globo.

Todas as cinco tradings no portfólio de Buffett possuem negócios no Brasil, investindo principalmente em commodities ligadas ao agronegócio, alimentos, papel e celulose, química e infraestrutura.

Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas trading companies, junto com o ticker de suas ações na Bolsa de Tóquio e suas expressivas altas nos últimos 12 meses.

Marubeni (8002, +98,3%)

Só no Brasil eles atuam em áreas tão variadas como papel higiênico (Santher), adubos, café, eletrônicos e infraestrutura. Serviços de TI e finanças também estão em seu portfólio.

Mitsubishi (8058, +64,15%)

Parte do grupo Mitsubishi (que inclui o banco, as divisões Heavy Industries e eletrônica), a maior das tradings foca em commodities (petróleo, gás), mineração, varejo, energia e projetos de infraestrutura.

Itochu (8001, +55%)

Investem em vestuário, têxteis, alimentos (Dole), varejo (Family Mart), química, energia, mineração, metais, máquinas e automóveis (Isuzu).

Sumitomo (8053, +72%)

Atua em transportes, química, energia, infraestrutura, comércio de commodities e até já teve participação no Crunchyroll dos animês.

Mitsui (8031, +83,6%)

Assim como as demais Big Five, possui um amplo leque de parcerias e participações acionárias na produção, comercialização e financiamento de negócios como saúde animal, energia e mobilidade.

Atuando em diversos negócios e mercados e trabalhando com importação e exportação de matérias-primas, as tradings são investimentos diversificados por si só.

A Berkshire Hathaway informou que não pretende ter participações superiores a 9,9% nestas companhias, algumas delas parte dos zaibatsus -- os poderosos conglomerados corporativos japoneses.