Warren Buffett: quais foram os piores investimentos do bilionário?

1. Berkshire Hathaway (setor têxtil)

O nome da holding é o mesmo da empresa que Buffett considera seu pior negócio. Ao adquirir a fábrica têxtil Berkshire Hathaway nos anos 1960, ele manteve por anos uma operação deficitária antes de encerrá-la.

2. Dexter Shoe Co.

Em 1993, Buffett comprou a fabricante de calçados Dexter por US$ 433 milhões, usando ações da própria Berkshire. A empresa perdeu valor rapidamente e foi encerrada, enquanto o capital pago em ações representaria hoje uma fração bilionária do conglomerado.

Leia mais

3. Oportunidades perdidas

O bilionário já afirmou que hesitou e deixou de investir em empresas como Amazon, Google e Microsoft nos estágios iniciais. Também desistiu da compra de 100 milhões de ações da Walmart, que hoje valeriam bilhões.

4. Venda antecipada de ações bancárias

Antes da pandemia de COVID-19, o bilionário reduziu sua exposição ao setor bancário, vendendo participações importantes no J.P. Morgan e no Wells Fargo. Após as vendas, ambas as ações dobraram de valor.

5. Blue Chip Stamps

Nos anos 1970, Buffett e seu parceiro de negócios Charlie Munger assumiram o controle da Blue Chip, empresa de cupons e selos promocionais. O negócio perdeu força com o tempo e praticamente desapareceu.

Leia mais

7 lições de Warren Buffett para gastar menos

As orientações de Buffett refletem o pensamento do bilionário sobre finanças pessoais e consumo consciente, reforçando que a austeridade não precisa significar sacrifício, mas sim escolhas inteligentes. Leia na matéria do E-Investidor.

Clique aqui