Últimas notícias

Bolsas europeias: otimismo toma conta, com ganhos liderados por mineradoras

Mas entre as ações de destaque no pregão desta sexta-feira, a da BP saltava mais de 3% em Londres

Bolsas europeias: otimismo toma conta, com ganhos liderados por mineradoras
(Foto: Envato elements)

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira (12), ensaiando recuperação do fraco desempenho dessa quinta-feira (11) e com ganhos liderados por mineradoras, enquanto investidores digerem dados positivos do Reino Unido e da Alemanha e aguardam o início de fato da temporada de balanços corporativos dos EUA, com resultados de gigantes bancários.

Por volta das 7h32 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 1,01%, a 509,64 pontos. Apenas o subíndice de mineração saltava 2,8%, enquanto o de tecnologia subia 0,7%.

No Reino Unido, a produção industrial teve alta mensal de 1,1% em fevereiro, surpreendendo analistas que previam estabilidade. Já o Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 0,1% no mesmo período, em um novo sinal de que o país está deixando a recessão para trás. Na Alemanha, por sua vez, foi confirmado que a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) desacelerou a 2,2% em março.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nessa quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) deixou seus juros básicos inalterados pela quinta vez seguida, mas também sinalizou que poderá cortar as taxas em junho se houver mais indícios de que a inflação na zona do euro caminha para a meta oficial de 2% de forma sustentada.

Tanto o euro quanto a libra operam em forte baixa ante o dólar nos negócios da manhã desta sexta-feira, o que tende a favorecer as ações de exportadoras europeias.

Investidores na Europa também aguardam hoje balanços de grandes bancos dos EUA, incluindo JPMorgan e Citigroup.

A cotação das principais bolsas da Europa hoje

Às 7h33 (de brasília), a Bolsa de Londres subia 1,24%, a de Paris avançava 0,89%, a de Frankfurt ganhava 0,91%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham altas de 1,16%, 1,05% e 1,20%, respectivamente.

Entre ações individuais, a da BP saltava mais de 3% em Londres, após relatos de que a petrolífera britânica foi recentemente alvo de possível aquisição pela Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc), dos Emirados Árabes Unidos.