Tempo Real

Fracasso da Alexa na era das IAs prejudica ações da Amazon (AMZO34)?

Milhões de usuários da assistente de voz não se interessaram pela atualização da IA

Fracasso da Alexa na era das IAs prejudica ações da Amazon (AMZO34)?
Amazon (Foto: Adobe Stock)

A Amazon (AMZO34) vem amargando uma aparente derrota entre suas concorrentes quando o assunto é inteligência artificial (IA). Isso porque, de acordo com ex-funcionários da empresa, ouvidos pela revista Fortune, as atualizações da assistente de voz Alexa nunca chegaram ao meio bilhão de dispositivos vendidos ao redor do mundo. Entenda os motivos nesta reportagem.

Em setembro do ano passado, a Amazon apresentou uma nova versão da IA que dá suporte à Alexa — um dos produtos mais populares da companhia. No lançamento, foi anunciado que a assistente responderia a comandos com uma voz mais natural e de forma mais precisa do que antes.

Ainda que a empresa esteja derrapando na disputa pelas IAs com as concorrentes Google (GOGL34), Microsoft (MSFT34), Meta (M1TA34) e Apple (AAPL34), as ações da Amazon não parecem sentir um grande impacto. No acumulado de 12 meses, os papéis da empresa sobem 44,93%; e neste ano crescem 23,40%. Em um ano, os BDRs registram alta de 63,99%; em 2024, a valorização é de 36,10% na B3.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta segunda-feira (24), as ações da companhia de Jeff Bezos registram queda de 0,87%, negociadas a US$ 187,44, em Nova York. Na Bolsa de Valores brasileira, os BDRs da Amazon apresentam queda de 1,17%, vendidos a R$ 50,62, às 12h17.