Amazon, Nvidia, Microsoft: como a inteligência artificial está mexendo com o mercado financeiro?

Ao final de 2022 um novo assunto começou a bombar no Google Trends e nos trending topics do Twitter: o bot de inteligência artificial ChatGPT.

Quase um ano após surpreender internautas, acadêmicos e estudantes prontos para burlar aquele trabalho chato da escola, a AI também trouxe impactos nas ações de companhias do setor.

Este é um negócio que há anos está em formação, com bilhões sendo investidos em produtos como microchips, softwares, armazenamento de dados, machine learning e cibersegurança.

Quem vencerá essa corrida pela supremacia da IA? Que ações farão a alegria de seus investidores e quais empresas ficarão para trás? Ainda é cedo para respostas, mas novidades não param de chegar.

NVDIA (Nasdaq:NVDA, +220%)

Um dos destaques da Bolsa no acumulado de 2023, a produtora de placas de vídeo, chips e softwares aposta em ferramentas de IA generativa como o NeMO (linguagem) e Picasso (imagens, 3D e vídeos).

Microsoft (MSFT, +37%)

Parceira da OpenAI no ChatGPT, a companhia de Bill Gates quer mais que catapultar o Bing, desenvolvendo softwares, assistentes corporativos e chips próprios para liderar este mercado.

Alphabet (GOOGL, +55%)

Com o ChatGPT ameaçando o futuro do Google, a empresa aposta pesado em ferramentas de busca, apps e gadgets inteligentes da linha Google Nest.

Amazon (AMZN, +51%)

Complementando os assistentes inteligentes Alexa e Echo Dot e serviços de armazenamento e nuvem AWS, a Amazon investiu US$ 4 bi na startup Anthropic para fazer frente às outras big techs.

Tesla (TSLA, +108%)

A Tesla produz softwares de direção autônoma e investe em supercomputadores como o Dojo. Além disso, existem projetos paralelos de Elon Musk como a xAI.

Apple (AAPL, +42%)

A Apple silenciosamente incorpora a AI em seus iPhones e Apple Watches, investindo mais de US$ 22 bi em P&D em AI generativa no último ano.

Meta (META, +158%)

Na mesma área, a Meta tem disponibilizado ferramentas para agências de publicidade e produtores de conteúdo, chatbots e o modelo de linguagem Llama2.

Modelos de linguagem – que processam dados, aprendem e geram conteúdo – são um dos santo graals da AI, ao criar resultados mais precisos, rápidos e satisfatórios ao seus usuários.

Além disso, a inteligência artificial vem mexendo na produção de códigos de criptomoedas e memecoins, na criação de ETFs e até ajudando na composição de carteiras de investimentos.