Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre em alta após dados de varejo no País

Ainda seguem no radar os temores fiscais internos e a decisão do Fed em manter inalterada a taxa de juros

Ibovespa hoje: índice abre em alta após dados de varejo no País
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa, principal índice da B3, abriu em alta de 0,04%, aos 119.983 pontos, nesta quinta-feira (13). A abertura de negócios ocorre de olho no varejo brasileiro.

Ainda segue no radar os temores fiscais envolvendo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) em manter inalterada a taxa de juros nos Estados Unidos.

Varejo no País

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas do comércio varejista avançaram 0,9% entre os meses de março e abril. Na comparação entre abril do ano passado e deste ano, a alta foi de 2,2%. Com esse resultado, as vendas do varejo restrito sobem 4,9% em 2024 e acumulam avanço de 2,7% em 12 meses. Em março de 2024, o acumulado de 12 meses era de 2,5%.

Temores fiscais internos

Os sinais divergentes nos mercados acionários americanos e entre as commodities, com petróleo caindo e minério de ferro em alta de 0,93%, podem deixar o Ibovespa instável em meio à desconfiança fiscal e percepção de perda de capital político do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de piora da relação entre o governo e o Congresso – entenda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações na direção contrária a um aperto fiscal e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, defendeu melhorar a qualidade do gasto público em vez de apoiar a pauta da Fazenda de redução efetiva de gastos como o mercado esperava.

Indicadores americanos e decisão do Fed

Olhando para fora, a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) de manter pela sétima vez seguida a taxa de juros dos EUA no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano, ainda repercute mundo afora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O desfecho já era previsto por analistas de mercado e investidores, mesmo com o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, uma das medidas da inflação nos EUA) abaixo do esperado. Em abril, o CPI ficou em 3,6% no acumulado de 12 meses.

Nesta manhã, fica em destaque a inflação ao produtor (PPI) dos EUA, que caiu 0,2% em maio ante abril, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, houve acréscimo de 2,2% em maio.

*Com informações do Broadcast