Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: RTI, PCE e PIB. A sopa de letrinhas que movimenta os mercados

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa

Os investidores internacionais seguem em compasso de espera pela divulgação dos dados finais do PIB e inflação trimestrais nos Estados Unidos, sem que isso retire, no entanto, o ímpeto positivo dos mercados –pelo contrário: o que se vê nesta manhã de quinta-feira é mais um dia de bolsas em alta na Europa e índices futuros de Nova York tentando alçar novos ganhos.

É válido notar que apesar das reiteradas “indiretas”, como a de ontem do diretor do banco central americano Christopher Waller, que disse não ter pressa de começar a reduzir juros, e de que quer ver pelo menos mais dois meses de dados para avaliar se a hora chegou, os investidores parecem não alterar a convicção de um ciclo de afrouxamento monetário mais profundo na maior economia do mundo –o que abre espaços para frustrações futuras e correções no preço dos ativos.

Para além das bolsas, os rendimentos dos Treasuries e o dólar sobem, os contratos futuros do petróleo avançam, revertendo modestas perdas de ontem, à medida que investidores reavaliam os últimos dados sobre estoques americanos de petróleo e derivados, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram mais uma queda em Dalian, na China, desta vez de 0,85%.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, em função do feriado da Sexta-Feira Santa, é provável que os investidores assumam uma postura mais avessa ao risco durante a sessão. Entre os direcionadores, os investidores irão avaliar o conteúdo do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), assimcomo a entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre o relatório para mensurar suas projeções sobre a Selic terminal.

Agenda econômica 28/03:

Brasil: O Relatório Trimestral de Inflação (RTI) foi conhecido logo cedo (8h), mas a coletiva com o presidente RobertoCampos Neto acontece mais tarde (11h). Além disso, o IBGE informa a taxa de desemprego do trimestre até fevereiro (9h) e o Tesouro faz leilão e publica Boletim Estimativa da Carga Tributária do Governo Federal (11h).

EUA: Saem a última leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e os pedidos de auxílio-desemprego (9h30) e a Universidade de Michigan informa a pesquisa que mede o sentimento e as expectativas de inflação dos consumidores (11h).

Europa: As vendas no varejo da Alemanha caíram 1,9% em fevereiro ante janeiro, segundo dados publicados hoje pelo Destatis, como é conhecido o escritório de estatísticas do país, frustrando a expectativa de avanço de 0,4% no período. Na comparação anual, as vendas no setor varejista alemão sofreram contração de 2,7% em fevereiro, contra um consenso de queda menor, de 1,4%.

Publicidade

Fora da zona do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido encolheu 0,3% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, de acordo com revisãodivulgada hoje pelo NOS, confirmando a estimativa preliminar e em linha com a expectativa. Como o PIB britânico já havia recuado 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo, a economia do Reino Unido entrou em recessão no fim do ano passado.

Na comparação anual, o PIB do Reino Unido teve contração de 0,2% no quarto trimestre, também como apontava o cálculo inicial e, em todo o ano de 2023, a economia britânica mostrou leve crescimento de 0,1% em relação a 2022.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
>