Vídeos

Abertura de Mercado: tensões crescem e mercados se retraem

Confira os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa

A última sessão da semana começa em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio, fazendo com que os investidores busquem mais proteção. Como resultado, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) caem com maior intensidade, enquanto os índices futuro de Nova York e as principais bolsas da Europa estão no negativo.

É válido notar, porém, que após autoridades de Teerã informarem que nenhuma instalação nuclear no Irã foi danificada e fontes americanas classificarem a operação como limitada, e ressaltaram que as forças armadas dos Estados Unidos não estão envolvidas nem endossaram o ataque, os ânimos dos investidores esfriaram e houve alguma recomposição nos preços dos ativos de risco.

Fora do mundo das bolsas, os contratos do petróleo passaram a cair nesta manhã de sexta-feira (19), após a commodity ter subido mais de 4% no fim da noite dessa quinta-feira (18) com relatos de explosão na cidade de Isfahan (onde existem reatores nucleares experimentais, bem como instalações para a produção de combustível nuclear), enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram uma leve baixa na madrugada em Singapura, mas não o suficiente para interromper a segunda semana consecutiva de ganhos em função das expectativas sobre a demanda chinesa.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Naturalmente, a cautela geopolítica deve afetar os mercados locais também, em meio à escalada das incertezas externas sobre os juros nos Estados Unidos e a trajetória da dívida pública aqui no Brasil – sugerindo mais um dia de pouco fôlego para o Ibovespa e os demais ativos de risco.

Agenda econômica 19/04:

Brasil: Sem grandes destaques na frente econômica, os investidores acompanharão os eventos do dia. Neste sentido, o Conselho de Administração (CA) da Petrobras (PETR3; PETR4) tem reunião ordinária, mas não deve discutir a distribuição de dividendos da estatal, conforme antecipou o presidente da estatal, Jean Paul Prates, enquanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com o Superintendente de Seguros Privados (SUSEP), Alessandro Octavini (16h) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de cerimônia do Dia do Exército (10h) e recebe o fundador e controlador do Grupo América Móvil, Carlos Slim (15h), e o presidente da Honda para a América do Sul, Arata Ichinose (16h).

EUA: A agenda do dia conta apenas com as falas do dirigente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de Chicago, Austan Goolsbee (11h30).

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade