A semana começa com mau humor externo. A cautela no exterior pesa, após a China divulgar dados de crescimento abaixo do esperado. Nesse ambiente, as bolsas asiáticas fecharam em queda, bem como os mercados acionários na Europa. Os índices acionários das bolsas em Nova York após uma manhã negativa negociavam a tarde em leve alta, a exceção do Dow Jones que recuava. Nos Estados Unidos, a decepção foi a queda da produção industrial.
No Brasil, o cenário mais negativo no exterior pesou no Ibovespa durante a manhã. O Índice, no entanto, negociava próximo as 15hs aos 11,6 mil pontos (-0,02%). Os investidores voltam a fugir do risco Brasil principalmente pela piora da percepção interna. A pesquisa Focus do Banco Central indicou alta nas projeções de inflação e para baixo no PIB do País, contaminando ainda mais o ambiente para investimentos. Adicionalmente a sessão iniciou sob apreensão com a greve dos caminhoneiros e expectativa pela votação da PEC dos Precatórios nesta semana.
As indefinições quanto ao auxílio emergencial e Auxílio Brasil também continuam a alimentar a cautela dos investidores. Neste contexto, o dólar negociava em alta, já tendo superado R$ 5,54, num ajuste mais intenso do que o visto na comparação ante outras divisas emergentes ligadas a commodities.
Leia também
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos