Publicidade

Negócios

Com aquisição bilionária, B3 entra em novo mercado. Entenda

O anúncio da compra da empresa de inteligência artificial foi feito nesta terça-feira (19) em fato relevante

Com aquisição bilionária, B3 entra em novo mercado. Entenda
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
O que este conteúdo fez por você?
  • A compra aguarda o parecer da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e de acionistas
  • Com aquisição de 100% do capital da Neoway, a B3 espera oferecer produtos que possam ajudar clientes financeiros e não financeiros a melhorar os seus negócios a partir da análise de dados

Com a aquisição da Neoway, a B3 espera desenvolver e ofertar produtos de análises de dados para clientes financeiros e até mesmo para empresas sem capital aberto. De acordo com a operadora de mercado, esses novos serviços devem ajudar, principalmente, as companhias do setor de atacado e do varejo a tomarem decisões mais assertivas em suas operações.

O anúncio da compra no valor de R$ 1,8 bilhão foi feito nesta terça-feira (19) em fato relevante. Apesar do comunicado, o fechamento da transação aguarda o parecer da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e dos acionistas. “Esse processo deve demorar cerca de dois meses para a gente conseguir fechar a transação”, prevê Marcela Bretas, diretora de fusões e aquisições da B3.

Sem informar uma estimativa, Bretas afirma que a aquisição da maior empresa de Big Data Analytics e de inteligência artificial para negócios da América Latina deve “turbinar o plano orgânico” de crescimento em novos segmentos. “É o caso do mercado de dados para crédito e varejo e o mercado de dados para produtos de antifraude e de compliance”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na avaliação de Denis Morante, sócio-fundador da Fortezza Partners, a aquisição é interessante para a B3 devido ao posicionamento de mercado que a Neoway possui no segmento de inteligência de dados. Isso porque as empresas de um modo geral necessitam dessas informações para pensar em estratégias que possam melhorar os produtos e serviços prestados aos seus consumidores.

“Tenho certeza que a B3 vai utilizar essa aquisição para atingir muitas empresas ainda não listadas em bolsa, e que no Brasil são um universo muito maior do que as listadas”, ressalta.

Na prática, a B3 deve ofertar serviços que possam ajudar seus clientes, sejam eles financeiros ou não, na tomada de decisões mais assertivas em suas atividades a partir da análise de dados. Segundo Bretas, os produtos a serem desenvolvidos podem ajudar as empresas varejistas, por exemplo, a organizarem seus estoques e até saberem qual loja vende mais, o que pode impactar na melhora do planejamento de vendas.

“Outro produto que pode ser ofertado é o de antifraude (que ajuda na autenticação e verificação de dados ofertados pelos clientes). São serviços que juntam as informações para saber qual é o risco de um indivíduo ou de uma entidade fornecer informações falsas. Tudo respeitando a Lei de Proteção de Dados (LGPD)”, acrescenta.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Bitcoin: como investir na maior criptomoeda do mundo?
O que são criptomoedas? Elas são seguras para investir?
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
>