As bolsas europeias e os futuros de NY operam no campo positivo nesta manhã, assim como o petróleo, com investidores no aguardo de que o banco central norte-americano (Fed) anuncie o início do chamado tapering (retirada de estímulos) na quarta-feira. Hoje, os investidores vão acompanhar dados de atividade industrial e de investimentos em construção dos EUA.
Nesta semana, os investidores ainda vão acompanhar a decisão do Banco da Inglaterra (BOE) além do relatório mensal do emprego nos Estados Unidos (Payroll) na sexta-feira.
No Brasil, em semana mais curta por conta do feriado de finados que deixará os mercados fechados nesta terça-feira, o bom humor no exterior e a alta do petróleo devem ser contraponto a alguma cautela com a eventual greve dos caminhoneiros prevista para hoje e em meio a expectativa de votação da PEC dos precatórios no plenário da Câmara ainda nesta semana. Na quarta-feira, é aguardada a divulgação da ata do Copom.
Agenda econômica 01/11
Brasil: A ata do COPOM será divulgada na quarta-feira pela manhã. Neste mesmo dia serão reportados o IBC-Br e a balança comercial, além dos balanços da CSN, CSN Mineração, Cielo, PetroRio e Itaú. Na quinta-feira, é a vez da produção industrial de setembro e o balanço do Bradesco. Hoje tem relatório Focus e PMI industrial de outubro (10hrs), além de leilão de NTN-B (11hrs).
EUA: Destaque para a decisão de política monetária do Federal Reserve (quarta-feira). Na sextafeira é a vez do relatório de emprego de outubro, o payroll. Hoje será divulgado o PMI industrial às 11hrs.
Europa: Na quinta-feira será reportada a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BOE). A produção industrial da Alemanha e vendas no varejo da Zona do Euro serão reportados na sexta-feira.