Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: PEC dos Precatórios e balanços no radar local

Abertura de Mercado: PEC dos Precatórios e balanços no radar local
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

Nesta manhã de quinta-feira (4), as bolsas asiáticas fecharam em alta e os mercados acionários na Europa sobem, um dia após o Federal Reserve ter confirmado o início do chamado “tapering” ou redução da compra de títulos. O banco central norte-americano reforçou que continuará com a política acomodatícia diante da percepção de que a inflação é temporária. Investidores na Europa também digerem uma série de balanços corporativos e aguardam decisão de política monetária do Banco da Inglaterra.

Nos Estados Unidos, o fôlego é curto e os índices futuros em Nova York operam sem um viés único. Os juros dos Treasuries avançam, bem como os contratos futuros
do petróleo, após sofrerem robustas perdas de mais de 3% na sessão anterior. Aqui no Brasil, por uma margem de apenas quatro votos, o governo conseguiu aprovar, na madrugada desta quinta-feira (4), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios na Câmara.

O texto abre espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022 para o pagamento do Auxílio Brasil e outros gastos durante o ano eleitoral. Agora, fica no radar a possibilidade de a votação em segundo turno continuar hoje ou ficar para a próxima terça-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, os investidores devem reagir ao resultado da produção industrial de setembro e a balanços já divulgados tais como CSN, CSN Mineração, Cielo, PetroRio, Arezzo, Ultrapar, Itaú, entre outros.

Agenda econômica 04/11

Brasil: A agenda desta quinta-feira tem como destaques a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de setembro. É esperado também o leilão de 5G realizado pela Anatel (10h). O Tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT (11h).

EUA: Hoje saem os pedidos de auxílio-desemprego e balança comercial de setembro (ambos às 9h30).

Europa: O foco é na decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), às 9h. O PMI de serviços da zona do euro caiu para 54,6 em outubro em pesquisa final da IHS Markit, atingindo o menor nível em seis meses. Já a taxa anual de inflação ao produtor (PPI) da região saltou para 16% em setembro, sugerindo que a tendência de alta dos preços poderá ser mais duradoura do que se imaginava. Já na Alemanha, as encomendas à indústria tiveram alta mensal de 1,3% em setembro, mas a projeção era de avanço maior.

Ásia: O índice de gerentes de compras (PMI) composto do Japão que engloba os setores industrial e de serviços, avançou de 47,9 em setembro para 50,7 em outubro. O resultado colocou o PMI japonês em território de expansão, acima de 50.

Publicidade

 

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>